Guardado, guardadinho...

... está um segredinho!

Segredos que as guardas dos livros nos contam...

Sentadas que estávamos a "dar andamento" a uma das fases do tratamento documental para uma nova Biblioteca Escolar que abrirá as suas portas em breve, ao ritmo do abrir de cada livro, para carimbar, para registar... de cada um, no breve tempo em que o segurávamos para colher dele os elementos necessários, ficava o cheiro, a surpresa, uma frase, uma cor, uma imagem... e assim se iam cruzando os nossos comentários nesta tarefa...

Pois é, conversa puxa conversa, as palavras-cerejas a surgir, a sair, uma tentação! os livros para a infância que são (felizmente!) cada vez mais um manancial inesgotável de surpresa, quer em termos de texto, olha esta frase! quer em termos de ilustração, que maravilha, estas cores! e principalmente no entrosamento que fazem e que nos propõem, a nós leitores, entre as palavras e as imagens, uma vertigem de encantamento e de puro prazer! começou a aparecer aquela ideiazinha... Foi crescendo, foi ganhando consistência e de repente, a par do caixote dos livros registados, lá estava o caixote dos livros para aquela actividade-que-ainda-não-tinha-nome, mas que estava já cheia de sonho e de vida nas nossas cabeças...


Construímos uma apresentação em Ppt, para apoiar a conversa com as crianças.

E assim, com a Semana da Leitura à porta, decidimos fazer uma actividade para falar das guardas dos livros com os meninos...

E, sobre ela e o seu propósito, escrevemos assim:

Guardado, guardadinho está um segredinho... O que será que se esconde nas guardas dos livros? O que podem elas contar?


A partir de uma selecção de títulos que se foi fazendo livro a livro, abrindo-os, deixando-nos surpreender por eles, fazendo crescer em nós uma relação/diálogo de quase intimidade, sentindo-os como os "meus livros"… construiu-se esta ideia de explorar a riqueza das guardas dos livros, em várias relações, de diferentes perspectivas, e como (mais) uma porta que se abre para o encontro com o livro…


Partindo da apreciação da imagem em si, a cor, os padrões, as formas, as simetrias, as diferenças entre a guarda inicial e a guarda final, deixámo-nos surpreender, ao abrir de cada livro, pelas propostas de diálogo entre as guardas e a temática da história, como se, à semelhança da expectativa criada num teatro, de um abrir de pano se tratasse…


Dedicámos também alguma atenção à relação da imagem/guarda com a imagem/capa, e também nos detivemos na relação das guardas com o escrito, o conteúdo da história, os seus personagens, o seu ambiente, o seu “cenário”, etc.


Esta foi uma viagem de encantamento em primeiro lugar para nós, e agora propomo-nos partilhar com os meninos estes percursos que fizemos e a surpresa, entusiasmo e delícia que sentimos. Acreditamos que, nesta “onda” de construção de mais e melhores leitores, desde as idades mais precoces, interessa também diversificar as propostas de animação do livro e da leitura, promovendo que o livro seja um mundo fundamental de afectos e de surpresas a desvendar na vida e no quotidiano das crianças, e acima de tudo, defendemos a postura de partilhar - mais do que ensinar ou transmitir - envolver, trocar, dialogar, desencadear cada vez maior familiaridade com o livro e gosto pela leitura…


Por todo o exposto dizemos que trabalhar as guardas dos livros é também uma forma de leitura.


A aventura do encontro com os livros, um de cada vez, o tê-los na mão, enquanto procuramos neles os elementos de que precisamos para o que, dessa vez, nos propomos fazer com eles é, e será sempre, uma aventura inacabada, uma “história interminável” ao longo da nossa vida… História essa que começará, talvez, pela possibilidade que tivermos tido, desde muito cedo, de desenvolver esse gosto inexplicável de ter um livro na mão, de experimentar a urgência que em nós cresce, proporcional à familiaridade que desenvolvemos, de lhes sentir o cheiro (a novo, a antigo, a papel….) que em cada um é diferente, de descansar o olhar na ilustração, de comentar as capas, a textura do papel, o toque... É algo de mágico, especial, que passa a fazer parte da nossa forma de estar: o livro e a leitura tomam, assim, conta da nossa vida para sempre! Desejamos que as nossas crianças possam ter a oportunidade de desenvolver esta dependência do livro e da leitura ao longo da sua vida.


Ana e Ivone

Oferecemos a cada menino
um marcador,
para marcar este tempinho
em conversámos juntos à volta dos livros!

Sem comentários: